quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

a incrível arte de furar filas





Se existe um povo oportunista é o brasileiro. E essa malandragem toda assoma-se em nosso caráter quando esperamos (im)pacientemente no final de uma fila. Abaixo vou listar alguns dos truques mais comuns e convencionais de quem costuma dar uma de espertinho pra passar na frente dos outros.

O mais tradicional
A pessoa, ao se deparar com o tamanho da fila, dá uma voltinha, olhando a cara de todos, e escolhe a pessoa com a aparência mais cansada e distraída parando repentinamente ao seu lado. Quando a fila anda, ele adianta-se rapidamente e "se inclui" à frente da vítima com a cara mais cínica do mundo.

O truque do amigo
O cidadão, não se contentando em ver tanta gente à sua frente se coloca na ponta dos pés e olha um por um, tentando reconhecer algum semblante no meio de tanta gente. Ao encontrar alguém (por mais que seja uma pessoa com quem tenha falado uma única vez na vida) o meliante acena de longe, esperando um sorriso receptivo, que ao ser recebido faz com que o espertinho caminhe em direção à pessoa e comece a bater um descontraído papo, até que a fila novamente ande e ele, achando graça e disfarçando, se posicione na frente de seu amigo e ali permaneça.

Atendimento prioritário
O furador de filas inventa uma história bem triste e a usa para sensibilizar um aposentado que está prestes a chegar no caixa. O sexagenário acaba aceitando pagar a conta da pessoa. Quando isso não funciona o golpista opta por oferecer propina ao idoso, dizendo-lhe para ficar com o troco.

Guardando lugar
Apesar de não ser visto como um golpe, é sim uma forma de se dar bem às custas dos outros. O oportunista chega dando uma de apressado e, toca no ombro da pessoa á sua frente, alertando-o de que "está ali", e depois sai, para dar uma voltinha, tomar um suco ou simplesmente sentar enquanto guardam seu lugar na fila. Após algum tempo, procura a vítima, que já está na metade do caminho e volta a tocar-lhe o ombro, avisando que voltou, agradecendo-lhe o favor e surpreendendo a todos os que estavam atrás.


Direto no caixa
A pessoa adentra o recinto, dá várias voltas e decide aplicar o golpe do pedido de informação. Dirige-se ao caixa, posiciona-se ao lado da pessoa que está sendo atendida, e avisa o próximo da fila que vai apenas pedir uma informação. Quando chega ao caixa, o aproveitador faz de tudo pra que seu problema seja resolvido sem que os enfileirados percebam, e sai encarando todos com olhar superior, aliviado por não ter que esperar na fila igual aquele bando de otários.


E aí, se identificou com algum desses golpes? Conhece algum outro? Comente!

19 comentários:

Cilla Adriana disse...

O do Guardando lugar eu não seria tão negativa em relação a ele, é meio que normal, este truque do amigo eu odeiooooooooooooo! é usado umas 2993820492 de vezes em todas as escolas pro lanche na cantina! hasuuahsuhasas
ninguééém merece MESMOOOOOO!
muito bom o post, esse da propina eu não conhecia saahsuauhhas propina até pra isso, hahaha. Detesto quem fura fila pq sou panaca dmais e nunca reclamo ahsuasashuhasuhas bjão

Bala Salgada disse...

Eu sou pequena e muitos malandros já entraram na minha frente, mas nunca fiquei quieta.
Hilário o post, são assim mesmo.
Uma vez ouvi dizer que na Disney o pessoal sabe que é brasileiro porque é o povo que mais faz isso....

Bala Salgada disse...

Fui descendo e lendo os posts, adorei seu blog.
Não achei seu e-mail então falo aqui, vou te linkar. Se quiser adicionar meu banner está em "Parcerias".

Mil beijos.

Ricardo Matos disse...

Muito Legal!!!

Unknown disse...

Adorei o post.Muito bom mesmo.MAs diz aí, quem nunca furou uma fila????

Unknown disse...

O melhor post em um blog que eu já vi, e como bom brasileiro que sou furo fila atravez desde método "Direto no caixa ".
Valeu abraços !

Ticianne disse...

ai que eu odeio quem fura fila!!!
aaah
despertou minha ira. uahauhuah

Wander Veroni Maia disse...

O jeitinho brasileiro está enraízado na nossa cultura...nós gostamos de levar vantagem em algo, é algo cultural, que não tem explicação lógica...rs. Vc deu um ótimo exemplo à respeito das filas...hehehe.

Abraço,

=]

-------------------
http://cafecomnoticias.blogspot.com

Unknown disse...

ve o outro lado? quando fura a fila na sua frente e voce nao quer armar um barraco.

Anônimo disse...

Hahahahaha.

Belo post. Talvez tenha faltado do truque do "estou grávida", que é pra lá de sujo (no caso, claro, da mulher não estar grávida).

Abraço!

Renan Rosenstock disse...

Acontece sempre comigo ¬¬'

Tô lá na fila do RU (restaurante universitário) e sempre tem alguém que fura fila (inclusive eu)... Sei lá, não gosto, não. André tem conhecimento de causa, cabe aí um estudo comportamental de skinner =D

Mikael Ferreira disse...

Caraca, é fogo mesmo esse pessoal que fura fila.
Eu sou calmo, mais tem gente que quando alguem pensa em furar fila já está 'armando um barraco'.
É cada coisa que temos que ver nas filas.

Anônimo disse...

sou baixinha mais faço estrago
huahauaua

nao deixo niguem me passar pra tras

otimo post

Anônimo disse...

Esse é o brasileiro, sempre dando um jeitinho...... o 'jeitinho brasileiro'

Denise disse...

argh!
Tô com Ticiane....
despertou minha ira!
Nem dá pra comentar os casos, mas o post é excelente!


Abracos!

Denise disse...

...se bem que um dia me vinguei de um desses que estava na minha frente, fala pra guardar o lugar dele que vai ali, e sai do banco e volta 1/2 hora depois....aí, não deixei ele entrar de volta! Arre! O carinha foi lá fora, pô! Coé?

Tô ou não vingada?
rsssssssss

Anônimo disse...

Já usei o truque do amigo! hehe

encontrei "amigos" que não via ha séculos!

Anônimo disse...

Kkkkkkk...
Demais...
O pior (ou melhor) que isso é muito comum...
Pra mim, o mais famoso é o do guardando lugar...Eu não sou de furar fila...
Antes, quando era menor, vinha aqueles malandrinhos furar...Mas hoje, já é diferente...
Abraços...

O Mascate disse...

Furar uma fila é questão de educação e cidadania, quem tem ambas jamais fura, quem não tem...
Infelizmente o brasileiro foi educado para levar vantagem em tudo, é o povo que acredita ser o mais esperto do planeta, e é comprovadamente o mais otário do universo, quem não acreditar é só ler as páginas políticas dos jornais, e constatar que o que tem de sacanagem do governo para cima do povão tangido feito gado é uma grandeza, e o espertalhão vai furando filas se sentindo o máximo.


Parabéns pelo Blog, continue nessa linha de pensamento.