sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

feliz o que mesmo?


E após mais um longo ano que pareceu ter bem mais de trezentas noites, me deparei com o natal. Estranhei o fato de ver os bonecos do velho Noel rebolando nas vitrines ainda antes da metade de novembro (afinal, mal tínhamos digerido a saudade repentina que o dia de finados trouxe aos nossos corações...) Havia pressa.

Ignorei tal fato e sorri - embora adiantadamente - para o espírito natalino. E gastei o que tinha que gastar em presentes, ceia e roupas... Sempre feliz... sempre cantando ou no mínimo assobiando. Afinal, era natal! Enganei então minha criança como sempre o fiz, passei fome até a meia noite e fiz leituras da empoeirada bíblia. E acabou o natal.

Lá vem o reveillon!

Ajudei a lotar as lojas atrás de roupas e sapatos brancos (nessa época não se apelida o outro de pai-de-santo). Programei viagens, gastei com fogos de artifício e fui à praia. Pedi paz e me embebedei.

No primeiro dia do ano tudo parece diferente... como uma nova era, um novo tempo, um recomeço... Amei as outras pessoas e comi os restos da ceia, sem reclamar. Até que numa fração de segundo a noite chega e de longe ouvi um som familiar... olhei na televisão e lá estavam elas... as primeiras bundas do ano à mostra em horário nobre, nos chamando para ser feliz!

Era o carnaval.

E o mês de janeiro consagrou-se como um mês de esperanças. Esperei o carnaval, esperei o feriadão, esperei que acabasse logo.
Durante quase uma semana, esqueci da bíblia empoeirada, esqueci da paz do reveillon, esqueci das roupas que comprei. Apenas bebi, dancei e fiz sexo.

Até que numa quarta recobrei a consciência. Na quinta voltei ao trabalho e notei que o ano estava aí, vi na televisão que a quaresma começara e minhas contas estavam atrasadas.

Foi quando, no supermercado notei que, algumas pessoas se utilzando de escadas, avidamente penduravam em um dos corredores os primeiros ovos da páscoa.

8 comentários:

Denise disse...

Cara, odeio retrospectivas!
Tempos atrás até que eu parava pra ver!! Agora, o que se passou, passou, pois tenho a firme consciência de que não voltam mais...
E que estou mais interessada no presente e no futuro do que antes!!!
Sei agora fazer meu dia lucrar mais do que chorar ou rir com o que passou! Portanto, gostei mais da figura de um pai dito Noel, fudido na vida, pensando nem sei em quê lá! Isso sim me chama a atenção quase que diariamente!
Que se passem e retornem todas as datas...mas que eu não passe em vão ao lado de ninguém!
A vida é bela, mas passageira...e eu só tenho essa!

Lucas disse...

Vlw pelo elogio, mas vc tbm escreve muito bem, nesse post parei p pénsar cm o tempo passa rapido, principalmente qnd gostamos do q estamos vivendo, qnd e um ano ruim ai sim ele qse n passa.... xD

Gutemberg Xavier disse...

Vc escreve mt bem hein, gostei mt.

Poxa e isso de no Pará não ganhar carro hein, q chato. Mas também né, quem dar o carro é a REDE GLOBO, assim fica fácil, kkkk.

E foi incrível como a UPE deu o resultado muito cedo, ano passado foi dia 31 e a Federal só em janeiro, mas esse ano tão prometendo sair ainda este ano.

sempre passe em http://opernambucano.blogspot.com

LIGANDO VOCÊ A PERNAMBUCO

Hêider M. Sousa disse...

Cara, como o tempo passa, e passa a vez, e passa a vida! Como diria um ditado, dos quinze aos trinta, você nem vê o tempo passando.
Ficam, vem, esquecem, destroem...esta é a sinergia do tempo.

Anônimo disse...

Nao curto natal, esse clima de fim de ano, semroe achei um tormento,uma tristeza sem fim

VALESKA MARIA HUFFEL disse...

Texto extremamente inteligente, meus parabéns, gostei tb do "meio flora".
Vc é muito criativo.
Um abração
Continue escrevendo que eu to acompanhado.

Aninha disse...

Pois é... quando estamos nos acostumando com o novo ano, chega o natal... ano novo... e com ele o espírito capitalista de sair comprando tdo... (a maioria das pessoas já nem sabem mais o q eh espirito d natal... pensam q natal eh só sair comprando presentes por ai..)
E qndo vc menos espera, chega o novo ano e com ele as dividas feitas no fim do outro ano...
e assim vive o brasileiro...
hehe

legal teu blog =]

Bjs,
Ana

MERCHAN disse...

Que pesimismo.!!!